Documentos necessários para entrar nos EUA e na União Europeia - Ticmic

Documentos necessários para entrar nos EUA e na União Europeia


 

Brasileiros que desejam entrar nos Estados Unidos ou em países membros da União Europeia devem levar uma série de documentos. Apesar de esses países aceitarem visitantes como turistas, o ingresso pode ser uma burocracia. Nesse artigo vamos listar os documentos necessários para entrar nos EUA e na União Europeia.

Documentos para entrar nos EUA

Um dos destinos mais visados pelos brasileiros é os Estados Unidos. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que para entrar no país são necessários diversos documentos. Abaixo listamos cada um deles, com algumas de suas características.

Visto americano

Um dos documentos básicos para ingressar nos Estados Unidos é o visto americano. Trata-se de um documento emitido pelo próprio país e não pelo Brasil. Tem validade de 10 anos, podendo ser renovado

Passaporte válido

Além do visto americano, é necessário levar um passaporte válido. Recomenda-se a validade mínima de 6 meses antes da data da viagem. O passaporte brasileiro pode ser requerido junto à Polícia Federal. Basta apresentar documentos pessoais e certidões negativas, além de pagar uma taxa, para conseguir o seu.

Seguro viagem

Como você pode ver, a lista de documentos necessários para entrar nos EUA e na União Europeia é grande. No caso dos Estados Unidos, a entrada está condicionada a apresentação de um seguro viagem.

Passagem de ida e volta

Na hora de comprar a sua passagem para os Estados Unidos, lembre-se de comprar de ida e volta. Nas viagens como turistas, é fundamental demonstrar que o viajante tem a intenção de sair do país e não ficar por lá por mais tempo do que o permitido.

Comprovante de hospedagem

Já sabe onde você vai ficar nos Estados Unidos? Esse é um dos requisitos para ingressar no país. Você precisa comprovar que já tem um lugar para ficar, que pode ser um hotel ou até mesmo a residência de familiares que vivem por lá.

Comprovante de capacidade financeira

Antes de entrar no país é preciso comprovar que você possui recursos para permanecer por lá durante a sua estadia. Isso pode ser feito ao apresentar dinheiro em espécie ou até mesmo extratos de cartões, que comprovem fundos em seu nome. O valor mínimo a ser levado é de U$60,00 por dia (dólares).

Outros documentos que podem ajudar

Além de todos os documentos que listamos acima, é importante que você tenha outros documentos, como comprovante de aluguel de veículo, compra de passagens turísticas para passeios no país e outros. Eles servem para mostrar que a sua intenção é permanecer como turista, sem permanecer de forma ilegal no país.

Documentos para entrar na União Europeia

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para entrar nos EUA, está na hora de saber quais precisa ter em mãos para entrar em países da Europa, mais precisamente os que fazem parte da União Europeia.

Passaporte

Se você é um cidadão de fora da União Europeia e deseja visitar ou viajar dentro da UE, precisará de um passaporte válido por pelo menos três meses após a data em que você pretende deixar o país de destino. Ou seja, o seu passaporte deve estar com uma validade considerável.

Visto

Além do passaporte, você vai precisar de um visto. No entanto, diferente do que acontece nos Estados Unidos, onde o visto é tirado de forma antecipada, nos países da União Europeia o visto é fornecido quando o viajante chega ao país. Ele te dá um prazo de 90 dias para permanecer por lá como turista.

Seguro viagem

Você vai precisar de um seguro, realizado junto a alguma empresa seguradora.

Passagem de volta

Compre uma passagem de ida e volta para o país de destino. Viajantes com passagens apenas de ida podem não conseguir ingressar na União Europeia.

Comprovante de hospedagem

Você pode comprovar que possui reserva em hotéis e outros estabelecimentos de hospedagem. Além disso, tem a opção de levar uma carta convite, fornecida por alguém que mora por lá e que te permita ficar na casa durante a sua estadia.

Comprovante de capacidade financeira

Antes de fazer a viagem, é importante economizar uma grana. O ingresso no país está condicionado à comprovação de que você possui pelo menos 65,00 por dia, durante todos os dias da viagem.
Esses são os documentos necessários para entrar nos EUA e na União Europeia. Como você pode ver, a lista é grande. No entanto, é possível juntar todos esses documentos com facilidade em pouco tempo. Para aliviar a burocracia basta se organizar antes de planejar a sua viagem.

Leave a Reply