Google Acadêmico: como encontrar artigos científicos - Ticmic

Google Acadêmico: como encontrar artigos científicos


 

Talvez você já tenha buscado por materiais acadêmicos no Google Livros, por exemplo, mas não encontrou materiais detalhados suficientes para suas necessidades de estudo.

Então se você precisa de teses, livros, artigos científicos, resenhas, um mecanismo de pesquisa mais especializado nesse tipo de material é o Google Acadêmico.

O lema inspirado pelos criadores do serviço retoma as famosas palavras ditas por Isaac Newton “Apoie-se nos ombros dos gigantes”, referindo-se à possibilidade de expandir os conhecimentos e habilidades através de acessibilidade aprimorada e simplificada ao mundo da literatura acadêmica.

Google Acadêmico

O Google Acadêmico é um mecanismo de pesquisa que permite identificar publicações como:

  • Tese de mestrado e doutorado
  • Citações
  • Patentes
  • Sumários
  • Livros
  • Abstracts
  • Artigos acadêmicos
  • Relatórios técnicos

Graças a esse mecanismo de pesquisa, você pode encontrar conteúdos de qualidade úteis para materiais de documentação acadêmica, por exemplo, para fins de preparação para teses de graduação.

Essa plataforma possibilita a identificação de materiais científicos, que, de outra forma, seriam muito difíceis de identificar devido a vasta quantidade de conteúdos distribuídos pela web.

Graças ao Google Acadêmico, professores, acadêmicos e estudantes de graduação podem encontrar conteúdos aprofundados para ler.

Para que serve o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é uma extensão que indexa vários materiais de universidades e editores de ciências, permitindo:

  • Armazenar documentos na biblioteca pessoal;
  • Adicionar notas bibliográficas;
  • Publicar textos relacionados ao seu perfil;
  • Receber alertas por e-mail sobre atualizações sobre o mesmo tópico;
  • Consultar os artigos clássicos;
  • Personalizar com base em critérios como data, hora, relevância etc.

O Google Acadêmico identifica cópias físicas ou digitais de conteúdos científicos, mesmo que pertençam a bibliotecas on-line: se os artigos estiverem disponíveis gratuitamente na web, os links serão mostrados, caso contrário, eles não estarão presentes.

Como o Google Acadêmico funciona

O Google Acadêmico funciona como qualquer versão do Google: basta digitar os termos de pesquisa e navegar pelos resultados para encontrar os melhores para você.

Para acessar o mecanismo de pesquisa mais utilizado por qualquer pessoa que precise pesquisar livros universitários, artigos científicos e textos escolares, é necessário digitar scholar.google.com.br no seu mecanismo de pesquisa.

Depois de entrar na plataforma, é possível realizar a própria busca de informações de diferentes maneiras. Quem conhece o autor do texto ou textos desejados pode tentar digitar o nome. Como alternativa, você pode acessar as informações usando o nome da publicação ou acessar a pesquisa avançada preenchendo um ou mais campos da mesma seção.

Os resultados são apresentados em ordem de relevância: sob o título de cada artigo, há referências ao autor, ao editor e à data de publicação. Se você procurar termos com precisão, poderá colocar os termos entre as aspas “” para identificar as palavras exatamente como as digitou.

Em “Meu perfil”, você pode acessar suas pesquisas personalizadas. E em “Minha biblioteca”, uma série de artigos que podem ser salvos para serem consultados mais tarde: clicando no ícone em forma de estrela, você pode salvá-lo para leitura posterior, mantendo-o na memória da sua biblioteca.

Em “Alertas”, você pode ativar um serviço de alerta que o informa sobre a publicação de novas fontes relevantes para os tópicos de seu interesse, para ser consultado quando você precisar deles.

No cabeçalho “Métricas”, você pode acessar uma série de publicações relacionadas a várias categorias.
Em “Configurações”, você pode selecionar:

  • O número de resultados que devem aparecer por página
  • Abrir ou não os resultados em uma nova página
  • Se deve ou não mostrar links para as bibliotecas originais

Você também pode adicionar um botão “Acadêmico” para ativar a pesquisa automática de documentos nesse mecanismo de pesquisa científica enquanto navega com o navegador Google Chrome.

O sistema “Citações do Google Académico” permite que os autores das publicações acompanhem as citações de seus artigos. Esta função permite saber quem está citando publicações e calcular métricas relacionadas à reputação de suas citações. A lista de artigos pode ser atualizada de forma independente ou automática.

Como criar um perfil no Google Acadêmico

  1. Você deve fazer login com um perfil do Google
  2. Registre o formulário Citações e preencha os campos relacionados às suas atividades
  3. Adicione “Adicionar todos os artigos” a todos os que aparecerem relacionados às suas atividades
  4. Escolha se deseja atualizar seus dados automaticamente ou escolha um para cada um

E então gostou de conhecer um pouco melhor sobre o Google Acadêmico e como encontrar artigos científicos? Deixe a sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse post para que outras pessoas também possam ter acesso a esse conteúdo. Até mais.

Leave a Reply