Matrícula Fácil RJ 2019 – Vagas nas escolas do Rio de Janeiro - Ticmic

Matrícula Fácil RJ 2019 – Vagas nas escolas do Rio de Janeiro


 

Sistema de matrículas criado pela Secretaria de Estado de Educação no Rio de Janeiro, o Matrícula Fácil RJ 2019 tem como principal objetivo tornar prática e fácil a matrícula dos jovens e adultos nas escolas estaduais do RJ, que podem ser feitas através do programa online.

Conheça mais abaixo sobre o programa, como se inscrever, o calendário de inscrições e os prazos disponíveis para realização das matrículas nas escolas estaduais.

O que é o Matrícula Fácil?

O site matrícula fácil foi criado com intuito de tornar prático e fácil o acesso às vagas das escolas públicas estaduais no estado do Rio de Janeiro. Através do site, é possível que os estudantes interessados nas vagas para Ensino Fundamental ou médio se matriculem rapidamente nas mais de 1.200 unidades de ensino existentes no estado.

Como as matrículas são feitas através do sistema online?

O site é uma criação do Governo do Rio de Janeiro, facilitando o acesso ao ensino básico e médio das escolas do Rio de janeiro.

O sistema de fácil acesso faz com que qualquer pessoa tenha em sua tela do computador informações como por exemplo, quantidade de vagas e escolas participantes do programa no RJ.

Os jovens que possuem interesse em continuar sua vida escolar realizam uma pré-matrícula no site para garantir sua vaga para o próximo ano.

As escolas que aparecem disponíveis no site recebem matrículas de alunos do ensino público e também de escolas particulares, sem restrições com relação ao tempo em que o aluno ficou sem estudar.

As escolas disponibilizadas através do Matrícula Fácil oferecem vagas para as seguintes séries:

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • 1ª Série do Ensino Médio Articulado;
  • 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular;
  • 1ª Série do Ensino Médio Intercultural;
  • 1ª Série do Ensino Médio Integrado;
  • 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio Regular;
  • 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio Inovador.

Conheça o calendário de matrículas

As escolas de ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro estão disponíveis no site do Matrícula Fácil. Ao se inscrever, o aluno tem a opção de escolher a escola onde realizará seus estudos e também poderá fazer a renovação de matrícula se for permanecer na escola onde já está matriculado.

O calendário para matrículas costuma ser divulgado no fim do ano, conheça abaixo o calendário que foi disponibilizado para as matrículas de 2019:

  • Renovações de matrícula: foram realizadas de 30 de outubro a 22 de novembro de 2018;
  • Inscrição da 1ª fase: Foi realizada de 31 de outubro a 04 de dezembro de 2018;
  • Resultado da alocação 1ª fase: foi entregue depois do dia 21 de dezembro de 2018;
  • Relação nominal de todos os alunos alocados: foi divulgada em 21 de dezembro de 2018;
  • Confirmação da reserva de vagas: foi divulgada em 3 de Janeiro de 2019 a 08 de Janeiro de 2019;
  • Pré-matrícula (segunda fase): foi realizada de 15 de janeiro de 2019 até 18 de janeiro de 2019;
  • Confirmação da segunda fase da matrícula nas escolas: foi confirmado de 23 de janeiro de 2019 até 25 de janeiro de 2019;
  • Matricula da escola: foi disponibilizada a partir do dia 30 de janeiro de 2019.

Este é apenas um exemplo de como o calendário do programa funciona, para se inscrever para as vagas do próximo ano, é importante estar atento ao site para garantir sua vaga.

Como fazer sua inscrição no Matrícula Fácil?

As inscrições são realizadas no site do programa sendo abertas no final de outubro e estendidas até o início de dezembro.

Para formalizar a inscrição, o aluno preenche um formulário, sem deixar qualquer informação relevante passar, declarando a série que deseja cursar e a escola em que se deseja realizar seus estudos.

Após completar a inscrição no site, como pré-matrícula, o aluno terá um prazo para realizar a mudança de escola que estudará, sendo preciso entrar em contato com o programa para conseguir fazer a troca, através do telefone, cancelando o processo e realizando-o mais uma vez. O telefone para esse procedimento é o (21) 2380-9160.

Essa alteração só pode ser realizada enquanto as inscrições estiverem abertas, passado o período de pré-matrícula online o cancelamento e a troca da escola não poderão mais ser realizados, sendo necessário que o aluno estude na instituição que declarou da primeira vez.

Essas inscrições no site são como uma reserva para a escola que o aluno deseja estudar. Para concluir a matrícula, é necessário que o aluno ou o responsável se dirijam à escola desejada no prazo passado após a pré-matrícula para torna-la definitiva.

As demais vagas existentes no programa são destinadas aos alunos que não possuem acesso à pré-matrícula através do site, sendo necessário irem até a escola que desejam estudar pessoalmente para realizar a matrícula e iniciar os estudos.

Leave a Reply