NOVO RG começa a ser emitido em São Paulo: saiba como solicitar - Ticmic

NOVO RG começa a ser emitido em São Paulo: saiba como solicitar


 

O Registro Geral (RG) ou Carteira de Identidade é um documento que tem como principal objetivo identificar um cidadão. Através de um número, cada indivíduo é “registrado” dentro do Brasil.
Sabe-se que outros documentos que contenham foto, RG e CPF também são válidos para a identificação pessoal. Como exemplo, podemos citar a carteira de motorista (CNH) e o passaporte.

Mas, o que acontece é que, muitas vezes, o indivíduo precisa carregar 5 ou mais documentos diferentes consigo, que ao final, tem um único objetivo em comum: o de identificação.

Pensando nisso, surge o NOVO RG. A seguir, saiba o que é, como funciona, e como ele pode ser solicitado em São Paulo.

Novo RG São Paulo

O que é o NOVO RG?

O principal objetivo do NOVO RG é reunir todos os dados do indivíduo em um único documento, para dispensar a necessidade de carregar vários papéis.

Com isso, pode-se ter no RG também o número da carteira nacional de habilitação, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de serviço militar, cartão nacional da saúde e outros.

A partir de agora, será um documento rico em informações, e que sozinho, consegue dar todas as informações de um único indivíduo.

Outra novidade é a inserção de um QR Code no documento, que permite a sua leitura em smartphones e garante a autenticidade do documento, evitando falsificações.

Nome Social

Esta também é uma novidade do NOVO RG! Com o intuito de inclusão de travestis, transexuais ou outros gêneros, os cidadãos podem, a partir de agora, inserir o seu nome social no documento de identificação.

Com isso, eles serão chamados da forma que desejam, e terão seu direito e identidade reconhecidos.

Obviamente, a inserção do nome social é opcional, e quem não desejar, não precisará fazê-lo.

Como solicitar?

Considerando que o novo RG será um compilado de todos os seus documentos, você precisará unir todos os originais e levá-los no momento da solicitação da nova carteira de identidade.

O serviço pode ser agendado através do Disk Poupatempo, através do 0800 772 36 33, e assim, você poderá ir no horário marcado, sem que seja necessário enfrentar filas e esperas.

A ligação é gratuita, e já está disponível para a maioria dos municípios que contam com o serviço.

O novo RG já está disponível em mais de 30 postos de cidades de São Paulo. Dentre elas, estão Franca, Marília, Rio Claro, Taubaté, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, e outras.

É obrigatório?

Por enquanto, o NOVO RG não é um documento obrigatório dentro do Estado de São Paulo, visto que a renovação de todos os documentos irá levar certo tempo para acontecer. Além disso, os municípios precisam se adequar com as novas regras.

Portanto, se você deseja ter o novo documento, pode fazê-lo sem pressa, afinal, o seu RG “normal” continua valendo, bem como outros documentos de identificação pessoal que foram mencionados neste artigo.

Valor

A princípio, o valor cobrado para a emissão do NOVO RG é semelhante ao instituído para a emissão do documento, que até então, era apenas a carteira de identidade.

A taxa para emissão é de R$ 31,88, lembrando que é de responsabilidade do cidadão levar uma foto 3 x 4 e sua certidão de nascimento ou casamento (obrigatória para quem for casado).

Solicitação de 2ª Via

Se você perdeu seu documento, ou foi roubado, saiba que pode solicitar a 2ª Via dentro do estado de São Paulo, e inclusive, com o novo RG.

Caso você seja de outros estados e esteja situado em São Paulo neste momento, poderá pedir um RG, porém este será valido apenas dentro do estado de São Paulo – afinal, o documento de identidade é emitido sob responsabilidade do estado.

Algumas mudanças ocorreram nas leis, e hoje, um indivíduo pode ter um RG diferente em cada estado do país. Portanto, se você é de fora e deseja ter o NOVO RG de São Paulo, poderá emiti-lo.

Leave a Reply