Programa Mais Médicos 2019: Inscrição, Edital e Salários - Ticmic

Programa Mais Médicos 2019: Inscrição, Edital e Salários


 

Você é médico e deseja inscrever-se no Programa Mais Médico em 2019? Esteja atento a todos os detalhes do programa!

O que é o Mais Médicos?

O programa foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, com o principal objetivo de redistribuir os profissionais no Brasil, incentivando o trabalho em áreas de escassez, como a região do Norte do país e áreas de interior.

Em um primeiro momento, o projeto visava à abertura de novas instituições de ensino, incentivo financeiro para trabalho no interior, além da contratação de médicos estrangeiros.

Mais Médicos

Com a mudança de governo, Jair Bolsonaro realiza algumas alterações no programa, e cria a proposta de mudá-lo para “Médicos pelo Brasil”. O principal objetivo ainda seria mantido, que é o de disponibilizar médicos nas áreas mais remotas do país.

A principal mudança proposta foi a saída dos médicos Cubanos, que eram mais de 12 mil profissionais distribuídos nas 5 regiões do país.

Quem pode participar

A princípio, poderão participar do Programa Mais Médicos 2019 os seguintes profissionais:

  • Formados em instituições de ensino superior do Brasil;
  • Médicos estrangeiros que tiverem seu diploma revalidado no país – através do Revalida;
  • Médicos brasileiros que tenham se formado em instituições estrangeiras, desde que o diploma seja revalidado.A principal mudança ocorrida é a obrigatoriedade de revalidação do diploma para profissionais estrangeiros, o que difere da proposta inicial de Dilma, que abria o campo de trabalho aos médicos cubanos.

Salários

Até então, os salários dos contratados pelo Programa Mais Médicos que estavam em formação, estavam em torno de R$ 11.000,00 mensais.

Ainda não se sabe quais ajustes o Programa trará neste ano, mas, há a expectativa de que o reajuste seja significativo.

Além disso, serão dadas bonificações aos profissionais que optarem por áreas de menor interesse. Com isso, o profissional será valorizado, e mais regiões serão assistidas por médicos.

Direitos Trabalhistas

O Programa Mais Médicos, inicialmente, não dava direitos trabalhistas aos profissionais – e esta é, inclusive, uma das mudanças preconizadas pelo atual presidente Jair Bolsonaro.
Espera-se que os médicos sejam contratados pelo regime CLT, em contratos de até 3 anos.

A carga horária semanal é de 40 horas, distribuída entre atendimento em Unidade de Saúde e outros (a depender da demanda do município).

Inscrições Mais Médicos 2019

Após a proposta de tantas mudanças no programa, você possivelmente está ansioso pelas inscrições deste ano.

De acordo com as informações que já foram divulgadas, acredita-se que o processo seletivo se dará através de uma prova objetiva, que será a responsável por classificar os indivíduos.

Elas ainda não estão abertas, e por este motivo, você precisa estar atento para o lançamento de novos editais.

Vale a pena trabalhar para o Programa Mais Médicos?

Esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida de forma objetiva, afinal, cada profissional possui um perfil único e preferências próprias, além de identificar-se com áreas do seu interesse dentro da medicina.

O programa Mais Médicos visa assistência médica na atenção primária, e, portanto, pode ser um atrativo para aqueles que desejam atender como médicos generalistas em Unidades Básicas de Saúde.

A preferência por morar em cidades de interior também é um ponto positivo para a escolha pelo Mais Médicos, visto que ele visa atender áreas remotas.

Considerando os salários, também se pode dizer que são bons, considerando que o médico irá trabalhar 8 horas por dia, e provavelmente com as mudanças, terá todos os direitos trabalhistas garantidos.

Leave a Reply