Sala da Cidadania INCRA - Saiba Como Funciona, Serviços - Ticmic

Sala da Cidadania INCRA – Saiba Como Funciona, Serviços


 

Já conhece a Sala da Cidadania? O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária lançou uma importante plataforma com serviços voltados para os Reforma Agrária e dos proprietários rurais. Nesse artigo vamos comentar tudo a respeito dessa novidade.

Saiba como funciona a Sala da Cidadania INCRA. Esse importante serviço está agora mais perto da população. A situação daqueles que necessitam de um pedaço de terra é difícil e por isso mesmo o governo, juntamente com instituições como o Incra, busca medidas para facilitar a vida do cidadão.

Sala da Cidadania Incra

A sala da cidadania é um dos melhores exemplos. Trata-se de uma plataforma completa, com diversos serviços, sobre os quais falaremos abaixo.

O que é a Sala da Cidadania INCRA

No Brasil existem milhares de famílias em regime de assentamento. São pessoas sem propriedade particular, que lutam pelo direito de ter um pedaço de terra para viver. Agora essas famílias vão poder regularizar sua situação de forma muito mais rápida, pela internet ou através de uma das centrais físicas.

Mas o que é a Sala da Cidadania INCRA? Trata-se de um conjunto de serviços criados para facilitar a vida de pessoas que sejam beneficiárias da reforma agrária ou que já sejam proprietárias rurais. A lista de serviços oferecidos, tanto pela internet quanto presencialmente, é bastante ampla.

Como funciona a Sala da Cidadania INCRA

Muitas pessoas não sabem como funciona a Sala da Cidadania INCRA. Trata-se de uma plataforma criada para informatizar o processo de regularização agrária. O funcionamento é bem simples: os usuários devem acessar a plataforma e verificar os serviços disponíveis.

O acesso se dá através de um login, com o número do CPF e a data de nascimento. Apenas usuários previamente cadastrados podem acessar a versão digital da Sala da Cidadania INCRA.
Além da plataforma online, os serviços também são oferecidos de forma presencial. Basta que os interessados compareçam a um dos centros, que estão espalhados por todo o país.

Para quem é a plataforma

Já que estamos falando sobre como funciona a Sala da Cidadania INCRA, é importante reforçar que a plataforma está disponível apenas para um grupo populacional. Aqueles que são beneficiários do programa de reforma agrária podem acessar o site ou comparecer pessoalmente para conferir os serviços.

A reforma agrária é um movimento governamental que visa redistribuir as terras desocupadas ou sem uso adequado. Muitas pessoas não possuem onde morar, ao passo que muitos outros possuem grandes propriedades, sem nenhuma utilidade.

No entanto, muitos dos que participam da reforma agrária não sabem como encontrar informações a respeito dos seus direitos. Informações como documentos, pagamentos e registros agora podem ser obtidas diretamente na Sala da Cidadania INCRA.

Serviços oferecidos

Os serviços da Sala da Cidadania INCRA são todos voltados para beneficiários da reforma agrária e proprietários rurais. Dentro do portal é possível acessar certidões, emitir guias para pagamento de dívidas, atualizar dados cadastrais, acompanhar demandas e muito mais.
O principal serviço é a renegociação da dívida. Aqueles que optem pelo pagamento total do valor devido conseguem abatimentos de até 80%. Também é possível parcelar o pagamento, com mensalidades que cabem no bolso. No entanto, esse não é o único serviço oferecido pela plataforma.

Abaixo listamos alguns dos principais serviços da Sala da Cidadania INCRA:

  • Certidão do(a) Assentado(a) on line;
  • Atualização Cadastral on line para alguns dados e com abertura de Demanda para atualizar outros dados;
  • Solicitação de emissão de DAP (B);
  • Acesso à Guia de Recolhimento – GRU/Boleto Bancário referente as dividas do Crédito Instalação
    (Decreto 8256/2014), contraídas pelo beneficiário(a);
  • Espelho do(a) Beneficiário(a) contendo comunicado, para os casos específicos, sobre os indícios de irregularidades no PNRA e as providências a serem tomadas pelo(a) beneficiário(a) titular 1 e 2 (unidade familiar);
  • Abertura de demanda, para atualização de dados e informações dos membros da unidade familiar, que serão direcionadas para as áreas competentes nas Superintendências Regionais, com prazos de atendimento a tais demandas devendo ser compatíveis com os estabelecidos na Lei de Acesso à Informação;
  • Atualização automática junto ao Sistema SIPRA, de alguns dados no formulário AtualCad do Sala Digital;

Acompanhamento pelo(a) beneficiário(a) sobre a situação de demanda aberta via sistema Sala Digital;

Para acessar a lista completa de serviços da, basta clicar nesse link http://saladacidadania.incra.gov.br/ e acessar a página “dúvidas”. Nesse espaço você encontrará outras informações úteis a respeito do programa, como ele funciona e muito mais.

Acesse agora mesmo a Sala da Cidadania INCRA para conferir todos os serviços disponíveis. Trata-se de uma plataforma centralizada, com um banco de dados completo, que permite aos interessados resolver questões importantes em questão de poucos passos.

Leave a Reply