Scielo Artigos Científicos em PDF: como pesquisar? - Ticmic

Scielo Artigos Científicos em PDF: como pesquisar?


 

Para universitários e alunos de cursos que buscam artigos científicos em PDF para seus trabalhos, monografias e TCC, sem dúvidas o Scielo é o portal que mais pode auxiliar, pois contém conteúdo de qualidade e diversos assuntos e conhecimentos disponíveis para pesquisa.

Scielo

Conheça neste artigo mais sobre o Scielo Artigos Científicos e como sua pesquisa científica pode se tornar muito mais eficaz com esse portal completo de compartilhamento de conteúdo.

O que é o Scielo Artigos científicos?

Com uma ampla base de dados de diversas áreas científicas, conteúdos que sem dúvidas farão uma grande diferença em trabalhos, monográficas, pesquisas e outros, o site da Scielo é o mais completo para ajudar universitários e estudantes.

Com uma plataforma rápida e prática, toda a busca por conteúdo científico no Scielo é simples e prática, através de palavras-chave, assuntos, letras e até periódicos, ou seja, cadernos de publicações com trabalhos fresquinhos, otimizando toda a pesquisa com conteúdo atualizado.

Como surgiu o Scielo Artigos Científicos?

Criado através de uma pesquisa da Fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo, a Scielo Artigos Científicos, é uma união entre a FAPESP e a Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), uma ideia que deu bastante certo e passou a receber o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A CNPq trabalha com bolsas de estudos para pesquisas no Brasil, uma empresa com grande concorrência no mercado.

Além de disponibilizar conteúdo científico de qualidade no Brasil, a Scielo também está presente nos seguintes países:

  • Venezuela;
  • Portugal;
  • Espanha;
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Chile;
  • México;
  • Peru;
  • África do Sul;
  • Cuba.

Outros países podem entrar na base de dados da plataforma futuramente.

Como realizar uma pesquisa no site do Scielo?

Realizar uma pesquisa na plataforma de artigos científicos é simples e prático, pois a página inicial do site é completamente de fácil acesso, sem exigir cadastro para acesso aos artigos ou qualquer outra formalidade. Conheça um passo a passo para conseguir acessar e realizar pesquisas no site da Scielo:

  1. Entre na página inicial da Scielo artigos científicos;
  2. Você encontrará uma caixa de diálogo para realizar sua pesquisa, denominada “Pesquisa de Artigos”, onde irá inserir as informações para busca, através das marcações existentes no site (método, palavra-chave e país), clicando em “pesquisar” em seguida;
  3. A página de resultados disponibilizada pela Scielo artigos científicos após a sua pesquisa, pode ser filtrada por relevância, ano de publicação, idioma, área temática e diversas outras opções. Tudo isso para fazer com que sua pesquisa seja o mais precisa possível;
  4. Ao se interessar por algum artigo na lista de resultados que surgiu após a sua pesquisa, basta clicar no título do conteúdo e esperar até ser encaminhado para a página;
  5. Na página que você for encaminhado, você encontrará uma caixa denominada “serviços personalizados”, onde a primeira opção é para fazer download do artigo científico que você encontrou completo em PDF;
  6. Pronto! Você agora só precisará aguardar por alguns minutos para a conclusão do download diretamente em seu navegados.

Como usar os artigos pesquisados na Scielo em uma referência de trabalho (monografia, tcc, pesquisa científica e outros) ou em uma citação?

Quando você realiza uma pesquisa no banco de dados da Scielo, você recece uma seleção dessas bases facilitando assim todo o seu trabalho. É realmente necessário citar sua fonte de pesquisa independentemente do nível acadêmico de seu trabalho.

Coloque nas suas referências as seguintes informações do conteúdo pesquisado:

  • Iniciais do nome do autor;
  • Volume;
  • Nome da revista (sempre em negrito);
  • Número;
  • Quantidade de Páginas;
  • Sobrenome do autor;
  • Ano;
  • Nome do artigo.

Na própria página de pesquisas, na área de “serviços personalizados”, você tem acesso a informações bibliográficas de praticamente todos os artigos disponibilizados no site, facilitando assim a produção do seu trabalho e as referências do mesmo, onde você apenas as copia e cola na bibliografia do seu trabalho com as informações necessárias para sua pesquisa.

Podemos concluir então que a Scielo é uma extensa biblioteca científica com conteúdo e trabalhos científicos de todo o mundo, compartilhados em PDF. Mas, nem todos os conteúdos podem ser facilmente acessados, afinal, o site possui uma área com conteúdos pagos ou que exigem uma determinada autorização para serem visualizados.

O principal objetivo da plataforma é auxiliar os alunos com seus trabalhos através do compartilhamento de milhares de conteúdos confiáveis, sem que precisem gastar muito tempo pesquisando, com pesquisas práticas e eficazes que sem dúvidas farão uma grande diferença não só no tempo de pesquisa como na qualidade do trabalho.

Leave a Reply